terça-feira, 3 de novembro de 2009

2 Mc's

Primeiro , vou explicar o porquê do titulo.

O seguinte titulo "2 Mc's", teve origem numa conversa com um rapaz espectacular chamado jamir, no qual tivemos a discutir quais os melhores mc's do move americano...entretanto pus-me a pensar que pudia fazer uma lista com 2 mc's que senti-se a cada postagem, juntamente com a minha perspectiva em relação aos seus talentos.

Portanto assim sendo, aqui começa esta Mini-Rubrica dos "2 Mc's"...

- Joell Ortiz













Aí está Joell Ortiz, um rapaz de brooklyn que até á 5 anos atrás (no máximo) nada se tinha ouvido ainda, mas devido á sua pericia no freestyle, foi arrecadando buzz e mais buzz.
Entretanto Ortiz devorou a competição da NBA Live num concurso de freestyle onde quem ganhasse seria comtemplado com o previlégio de entrar na banda sonora(acho que é assim que se chama) do jogo NBA Live 05.

Apartir desse momento Joell Ortiz foi lançando barras e barras até que em 2007, Dr.Dre viu em si um bom reforço para Aftermath
Pouco depois a Koch Records lançou o seu album "The Brick: Bodega Chronicles".

Posso destacar desse album o single "Hip-Hop" e as seguintes faixas "125 Part 4 (Finale)", "Modern Day Slavery".








Após esse album, qualquer mc ficaria com o dinheiro que precisava desfrutava e desbundava na sua música mas Joell Ortiz não, este mc de Brooklyn(cujo nos seus primeiros anos, lhe davam o estatuto do proximo Big Pun, devido á suas caracteristicas fisicas como á forma de rimar e á sua nacionalidade sendo os dois de origem porto-riquenha) questionou Dr.Dre quando poderia lançar algo novo pela Aftermath, Dr.Dre aparentemente disse que antes do seu album sair primeiro estaria o album de eminem, o detox (cujo mito presiste) e só depois talvez pudesse sair o seu albúm.

Como efeito dessa resposta, Joell Ortiz decidiu abandonar as fileiras da Aftermath e rumar num caminho mais independente, pois como o proprio disse,"não poderia deixar os meus fãs ficarem á espera tanto tempo pelo meu proximo album, sinto que tenho o papel de representá-los e como tal não poderei ficar parado".

Em 2008, Joell Ortiz juntamente com Joe Budden, Crokked I e Royce da 5'9, formaram o supergrupo SlaughterHouse.
No dia 11 de Agosto 2009, lançaram o album também chamado SlaughterHouse, cujo vendas na primeira semana chegaram ás 18 mil unidades.

Fica aí o single The One,



Também em 2009 Joell Ortiz lançou uma mixtape "Covers The Classics" onde retoca em instrumentais conhecidos por terem sido clássicos na era de 80 e de 90.

Duas faixas da mix,





Em Relação a projectos seguintes, Joell ortiz deu a conhecer que o seu próximo albúm "Free Agent" sairá em Fevereiro mais exactamente no dia 23.

Entretanto Joell Ortiz vai lançado sons para os seus fãs(e como tal vou pôr aqui também).

Como resumo, Joell Ortiz é daqueles Mc's que facilmente se compreende o que lhe vai na mente, sendo um dos grandes valores da nova escola(não sendo agora já propriamente um menino).

- Blu




















Seguindo da East para West Coast, acompanha-mos agora o percurso deste jovem prodigio, no qual pessoalmente me indentifico bastante.(falando em termos sonoros, se é que me faço entender).

Blu é um rapaz da California que começou a ouvir Common e que nos seus tempos de underground mc ainda um bocado desconhecido do publico participou com artistas como Slum Village, Steve Spacek, Platinum Pied Pipers entre outros.

Em 2004, assinou um contrato com a editora Sound in Color, descartando editoras com ligações á Interscope Records e Death Row Records.
Blu entretanto foi dando nas vistas no album de Exile "Dirty Science" e o seu ep denominado de "Lifted", ambos no ano de 2006.



Em 2007, o estrodondo aconteceu.
Blu juntamente com o bastante versátil produtor Exile, decidiram fazerem-se á estrada e concepcionar o albúm, "Bellow The Heavens" que até hoje é provavelmente o disco que mais ouvi(Sinceramente).
Digamos que é impossível deixar de-o (não me perguntei, por vezes isto é assim mesmo, estranho mas belo).

Deste album ficam aqui os dois singles(embora não sejam os melhores sons do albúm, são sons bastantes saudáveis de ser ouvidos),






Após esta explosão musical, Blu lançou um album com o rapper e produtor Ta'Raach "The Piece Talk" em 2008, que infelizmente ao contrario do seu antigo album foi uma albúm no qual não me cativou de todo, retirando algumas partes em que Blu faz-nos relembrar o seu antigo trabalho.

Também em 2008, desta vez com o produtor Mainframe, Blu parece voltar com o seu estilo original com o albúm Johnson&Johnson.

O albúm foi nomeado para Album do Ano pelo site HipHopDX.com, enquanto Blu foi nomeado para o Melhor Verso do ano.

Deixo-vos aqui dois singles,





Entretanto Blu aventurou-se como produtor tendo já um trabalho nas lojas, sendo ao contrario dos outros trabalhos apenas produtor enquanto o rapper de Brooklyn Sene manipula o microfone.

Resumindo, se ouvirem o primeiro albúm de Blu (talvez) perceberam o porquê de ser tão agarrado ao som deste prodigio.

Agora um pouco á parte queria só informar que a suposta falta de informação sobre os albúns acontece pois existirá uma categoria propria onde se efectuará as suas reviews, obrigado.

Paz, Grauh

2 comentários:

  1. Gostei do que já escreveste aqui no blog. O texto sobre o Ortiz e o Blu está bom.

    Continua com força.

    Espreitei também o teu myspace e achei bem interessante. Boa sorte para os teus projectos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. 2 grandes mc's sem duvida....continua com isto...grande abraço

    A.Silva
    Primouz

    ResponderExcluir